Tuesday, December 14, 2004

contos da meia noite

a televisão é definitivamente uma coisa quase emburrecedora. quase. fora as virtudes de informar, alguma vida inteligente aqui ou ali, qdo se chega em casa cansado, a gente liga tv. e fuma um cigarro, disparado, o melhor do dia. mas pq os miolos, já esgotados do final do dia, pedem um descanso.

não é preciso pensar, só assistir. os telejornais são um capítulo a parte, notícias espremidas entre comentários, os mais idiotas, e conclusões, as mais óbvias, zombam da nossa inteligência. exceção feita àquele da tv cultura de são paulo, q é interessante, a maioria é bem sofrível. aqui no estado, assistir a cristina ranzolim e a rejane marcheti fazendo comentários imbecis a meio dia é uma coisa cretina, quase um deboche. no brasil, agüentar o arzinho de inteligência da ana paula padrão concluindo q o iraque está pior agora, do q antes da invasão dos eua, é dose... isso sem falar nas coberturas esportivas. pelamordedeus! não consigo saber como se perde tanto tempo falando de futebol nesse país. td bem q é o circo do brasileiro. aliás, de longe muito mais importante q o pão, q comam brioches afinal.

[é bem observação de gente azeda e ranzinza, eu reconheço. mas pensem comigo, se o tempo e as sinapses gastos de uma forma tão compenetrada, q pra mim é um mistério, em táticas e escalações fossem usados para ensinar um pouco de economia pra massa? q tal? ou discutir pq se governa abaixo de medidas provisórias nesse país? não sei, posso estar completamente enganada, mas ingenuamente acredito q esses temas são mais relevantes q se o fulaninho ou ciclaninho serão escalados, brigaram c presidente do clube, tomaram um porre uma noite antes da partida... fora a minha irritação sobrenatural qdo, 6h45min., o noticiário da manhã é interrompido por uma guria sorridente, quase às gargalhadas – a essa hora da manhã...??? – pra falar q a acbf de carlos barbosa vai jogar com não sei quem e blábláblá... ah, ninguém merece. a acbf q vá pra pqp...]

ai... agora, to vendo o jô, cada vez mais chatinho - não na forma, mas no conteúdo - competindo c a carmina burana no som [intervalinho pra maria bethânia q já estava ficando rouca]... propaganda do big brother 3, vixe! ver o pedro bial fazendo fofoca de lavadeira em horário nobre é outro papelão inacreditável. certo, não tenho net, sky e nada desses atenuantes. não, não desligo a tv. mania, eu tenho uma ilusão, eu e o elvis, q a tv faz companhia. dá um movimento na casa... mesmo q eu faça uma competição tão injusta como essa: jô soares x carl orff... [bom, ele perderia pra qqer um dos meus cds mesmo... agora vai tomar um laço do vitor – o ramil...]

anyway, tdo isso é só pra dizer q tem um programa surreal perdido na tv. contos da meia noite. todo dia, como o nome diz, à meia noite, um conto de pesos pesados da literatura brasileira é apresentado por um peso pesado das artes dramáticas. vale pra qdo vc estiver a essa hora de bobeira em casa. tv cultura, of course. já ouvi, mario de andrade, orígenes lessa, rubem fonseca [o mestre], e outros q eu ainda não conhecia [assim vou domando a minha ignorância...]. acabo de assistir a julia gam apresentar o solfieri, do álvares de azevedo. [maldito, q eu aprecio tanto. aliás, como todos os da geração dele.]

No comments: