Thursday, September 29, 2005

tesão...

TESÃO... eu aaadoro essa palavra. por 'vários e vários motivos' [isso quer dizer: não vou explica-los aqui!]

o q o abujamra tem com isso? fiquei veramente impressionada de ve-lo por um motivo específico: ele acredita. ele tem tesão. e tesão trascende o ato. tesão é uma questão de postura, de visão de mundo.

omo eu aprendi o q é tesão-afinal-de-contas é ilustrativo... q aconteceu qdo eu tinha não me lembro q idade, e q eu ouvia tesão tesão tesão, mas q diabo é tesão???

voltem uns bons 16 anos, imagino eu. família reunida. uma fauna, estruturalmente, lembrando a arca de noé, representantes de todas as classes sociais, gêneros, credos, gerações, facções políticas, ocupações laborais... organizados socialmente de forma a lembrar uma mini filial da babilônia no bairro menino deus. ou seja, quase o caos [mas quem disse q o caos não é bom?], sustentando uma conversa da melhor forma como se pode fazer nesse situação, e na qual toda, TODA, toda família é perita: falando alto [vejam amigos, a coisa é genética, muito mais forte q eu tentanto ser fina...].

e lá pelas tantas surgiu o tesão na conversa. e eu, q [embora reneguem - os outros - sistematicamente essa característica minha, ela é verdadeira!] morro de vergonha, rompi o barreira da timidez por uma angústia ancestral, q de certo saiu das minhas leituras, e já vinha me intrigando e comendo meus neurônios, bem pouco pós-modernos naquela época: mas afinal q tesão é esse???

toda família suspirou. quem vai explicar pra pirralha...? até q uma das minhas primas, bem mais velha q eu [na época, vamos deixar bem claro. hj a gente tem praticamente a mesma idade! coisas da pós-modernidade!] tomou a palavra. os pares de olhos e ouvidos se atentaram. os meus, finalmente vou saber do q se trata. e do resto da família, o q será q ela vai falar?

a ângela, muito tranquila, pega uma maçã dentro da fruteira q estava em cima da mesa, na frente dela; e simplifica tudo: 'olha essa maçã, não é bonita? não dá vontade de morder? não dá vontade de comer?' eu: 'sim'. ela: 'isso é tesão'!

ah! isso mudou a minha vida!

1 comment:

Anonymous said...

Bacana essa explicação. Vou me lembrar dela quando a Clarissa me fizer essa pergunta. bjs