Thursday, October 06, 2005

a morte cansada

assisti ontem esse fritz lang na sala redenção, da ufrgs. é da época 'muda'. muitíssimo interessante, os efeitos especiais então! fantásticos.... ele usa sobreposição de imagens pra criar fantasmas, filtros na câmera, verde, vermelho... e ... oh! profundidade de campo! não é orson welles, ok, é só uma cena. e na verdade é uma profundidade acanhada. mas a pista está lá!

o roteiro, escrito por ele, não nega, bastante ao contrário,o romantismo trágico da alma alemã [ + pessimismo alemão = expressionismo, resultado de uma alemanha derrotada na primeira guerra mundial vis-a-vis itália, q na mesma situação e época, cria o neo-realismo]. aqui a morte, cansada, assombra a felicidade de um casal feliz [!]. o cinema de lang: um destino trágico, ao qual o homem se insurge. nesse caso a mulher.

mulher q tb se insurge em 'metrópolis', maria líder dos operários da cidade subterrânea. embora seu desfecho tenha sido considerado simplista [e é, o q não faz de 'metrópolis' menos monumento do ele é] pelo diretor, sempre dá pra culpar a ex-mulher dele, q era roteirista e foi quem 'solucionou' o embróglio entre o capital e o trabalho... o q me faz lembrar q ela, a frau roteirista, ao contrário de lang q convidado por goebbels para trabalhar para o regime nazista, fugiu para os eua, ela... aderiu ao führer.

de onde me remete a 'mephisto'... filme de istván szabó, indicação de um amigo, q assisti no domingo a noite. belo filme.

! ah, não poderia esquecer o menino q tocou durante a projeção! a música foi 'improviso' dele. e deu o clima. [bom, se filme e música conseguiram domar uma audiência hiperativa como a do meu amigo ely, q ficou mortificado qdo tomou conhecimento q o filme era mudo, vcs imaginam.... isso me lembra qdo levei um ex-namorado assistir o 'encouraçado potenkin'. o cara ficou petrificado qdo foi informado da data. qdo ficou sabendo q era mudo, quase pediu meu rim em uma bandeija. mas como todo mundo sabe q isso é totalmente fora de questão pq eu só tenho um rim... ele foi embora na metade da projeção. eu fiquei!]

1 comment:

bueno said...

hei larissa, depois de muito tempo dou uma rapida passada. estou na suica trabalhando há 5 semanas, montando um musical chamado "A Fiddler on the Roof". Voce conhece? Um abraco e vamos tentar nao perder o contato, certo?
bjs
claudio