Thursday, November 09, 2006

descamponeses. ou recomendação. ou... fazendo cortesia com o chapéu alheio....

ah sim. poeminha do mia couto - q havia lido em crônicas e despoemas. para só então ser levada à 'terra sonâmbula', empilhada das melhores recomendações. minha companhia de trens e ônibus em além mar. e claro que eu chorei.
então, algo q vale uma leitura por essas paragens cibernéticas e azuis...

Governado pelos Mortos
(fala com um descamponês)

Mia Couto

Os mortos perderam acesso a Deus. Porque eles mesmo se tornaram deuses. E têm medo de admitir isso. Querem voltar a ser vivos. Só' para poderem pedir a alguém.
– E estes campos, tradicionalmente vossos, foram-vos retirados?
– Foram. Nós só' ficamos com o descampado.
E agora ?
Agora somos descamponeses.
- E bichos, ainda ha' aqui bichos ?
- Agora, aqui, só' ha' inorganismos. Só' mais lá', no mato, e' que ainda abundam.
- Nós ainda ontem vimos flamingos...
- Esses se inflamam no crepúsculo: são os inflamingos.
- E outras aves da região. Pode falar delas ?
- Antes de haver deserto, a avestruz pousava em arvore, voava de galho em flor. Se chamava de arvorestruz. Agora, ha' nomes que eu acho que estão desencostados...
- Caso do beija-flor. E' um nome que deveria ser consertado. A flor e' que levaria o titulo de beija - pássaros. ...

4 comments:

André said...

em que terras você está?

Anonymous said...

Guria, estou com um computador que e uma carroca. Veja bem, nem acentos o coitado possui. Contado efetivo, so mesmo pelo telefone. Ve se arranja um tempo pra me contar as aventuras e me ligaaaaaa. Estou so esperando, bjs.

Anonymous said...

nao e o anonimo, sou eu - Bia!

larissa bueno ambrosini said...

oi andré! agora, em porto alegre, capital da província boi...!

bia, to abaixo do mau tempo. a coisa anda osca e eu pedindo uma garoa com vento! risos - saudade querida, te ligo. bj.