Thursday, September 29, 2005

tesão...

TESÃO... eu aaadoro essa palavra. por 'vários e vários motivos' [isso quer dizer: não vou explica-los aqui!]

o q o abujamra tem com isso? fiquei veramente impressionada de ve-lo por um motivo específico: ele acredita. ele tem tesão. e tesão trascende o ato. tesão é uma questão de postura, de visão de mundo.

omo eu aprendi o q é tesão-afinal-de-contas é ilustrativo... q aconteceu qdo eu tinha não me lembro q idade, e q eu ouvia tesão tesão tesão, mas q diabo é tesão???

voltem uns bons 16 anos, imagino eu. família reunida. uma fauna, estruturalmente, lembrando a arca de noé, representantes de todas as classes sociais, gêneros, credos, gerações, facções políticas, ocupações laborais... organizados socialmente de forma a lembrar uma mini filial da babilônia no bairro menino deus. ou seja, quase o caos [mas quem disse q o caos não é bom?], sustentando uma conversa da melhor forma como se pode fazer nesse situação, e na qual toda, TODA, toda família é perita: falando alto [vejam amigos, a coisa é genética, muito mais forte q eu tentanto ser fina...].

e lá pelas tantas surgiu o tesão na conversa. e eu, q [embora reneguem - os outros - sistematicamente essa característica minha, ela é verdadeira!] morro de vergonha, rompi o barreira da timidez por uma angústia ancestral, q de certo saiu das minhas leituras, e já vinha me intrigando e comendo meus neurônios, bem pouco pós-modernos naquela época: mas afinal q tesão é esse???

toda família suspirou. quem vai explicar pra pirralha...? até q uma das minhas primas, bem mais velha q eu [na época, vamos deixar bem claro. hj a gente tem praticamente a mesma idade! coisas da pós-modernidade!] tomou a palavra. os pares de olhos e ouvidos se atentaram. os meus, finalmente vou saber do q se trata. e do resto da família, o q será q ela vai falar?

a ângela, muito tranquila, pega uma maçã dentro da fruteira q estava em cima da mesa, na frente dela; e simplifica tudo: 'olha essa maçã, não é bonita? não dá vontade de morder? não dá vontade de comer?' eu: 'sim'. ela: 'isso é tesão'!

ah! isso mudou a minha vida!

Thursday, September 22, 2005

provocações

ok, michel melamed vai sentir descargas elétricas de outros q não eu... o q realmente é uma pena. uma grande pena, uma coisa terrível, uma quase-catástrofe... desde então, tão desconsolada q nem escrevo mais...

bom, concordam q é uma desculpa. fraca, ruim, sofrível é verdade. ocorre q já passaram tantas pautas q eu não sentei pra escrever e elas viraram o q sempre foram, idéias-possibilidades-vento-nada-qualquer-coisa-menos-post.

ontem fui assistir o provocador antonio abujamra. era pra ficar em casa lendo o 'the washington consensus as policy prescription for development', q ficou pra história. a história dos pilhas de papers q eu preciso ler algum dia, alguma hora, algum momento antes de escrever minha dissertação...

foi uma troca extraordinária. o velho é genial, ele se diz um almoxarifado ambulante. não, ele é uma enciclopédia, um index ambulante. um volume grande é verdade, desses de capa dura, com as páginas amareladas, q lhe confere um charme e uma dignidade extra.

de gogol, tchekov, brecht, gorki, nabokov, sheakspeare, ouvi um eco de coisas q me são caras e q me comovem, inclusive q ele ia comer a buceta da sharon stone, da julia roberts, da gisele bundchen, e na saída, o rabo do leonardo de caprio. o homem é extremamente ácido, inteligente, tem um humor muito fino, uma vitalidade mental, um ar subversivo...

enfim... o velho é um tesão!!!

p.s. como vcs notaram... esse post vem com muito mais adjetivos q bom senso, isso pra não falar em coerência [q é coisa de psicopata segundo nossa amiga luiza!]. é q faz tempo q não uso expressões hiperbólicas. as normas da boa escritura recomendam utilizar com parcimônia. putaqpariu a parcimônia!

p.p.s. no próximo post: como eu aprendi o significado da palavra tesão...

Tuesday, September 06, 2005

[ ... ] 2

tem vezes q há tanta coisa acontecendo no mundo e na tua vida, q não dá pra escrever nada!

pensei em escrever sobre os últimos filmes. no fim de semana... não sei. vamos tentar...

. 'moloch', do sokurov. sobre hitler e eva braun. ganhou a cannes, mas achei um filme apenas interessante. não mais q isso, irritante em alguns momentos inclusive, embora eu ache q isso tenha sido intencional [essa palavra me lembra as aulas de semiologia e o searle... god!].

. 'medo e delírio em las vegas'. do livro do hunter thompson. ficou devendo. talvez seja o típico caso em q deve-se ler o livro. não acho válida a comparação, mas nesse caso é muita narrativa em primeira pessoa [do h thompson], e q são as melhores coisas do filme. alías o johny deep tá a encarnação do thompson, isso tb é bom. logo... pode-se dispensar as imagens. e ficar apenas com o livro. [q eu não li... infelizmente]

q mais???

fidel tem mil e quinhentos médicos a disposição, mais três toneladas de remédios pra enviar à new orleans... e o bush não sabe o q fazer. bom, mas onde está a novidade...?

o severino é uma temeridade. e daí? alguém não sabia disso também???

a marta medeiros falando mérde, muita mérde no boulevard brasil. bom, até aí também, nada de novo...

ah, ingressos esgotados para a peça do michel melamed aqui em poa... como não me avisaram isso antes???