Friday, February 25, 2005

in vino veritas...

e tomamos boas garrafas ontem, discutindo todos os problemas do homem e do mundo. pior pra lei do silêncio, pq italiano não conversa, berra. e argumenta e aponta e abre os braços. um horror.
começou c o celerado do severino e os picaretas de brasília, muito rapidamente,
- a mulher q não trabalha é um saco.
- como? a tua mãe é um saco?
- não, a minha não.
bla bla bla bla
- e ainda tem q 'dar' pra um cara 'mala' de noite.
- ah para aí, já tem variável demais nesse teu problema.
- é mas vcs tb querem um cara lindo, inteligente, sensível, bem sucedido e q tenha pau grande.
- ah não, isso é uma posição masculina ao contrário.
bla bla bla bla
- ele fumou, mas não tragou. e daí?
- e daí ele é imbecil!
bla bla bla bla
- é mas esses velhos q pegam essas guriazinhas são todos uns degenerados.
- que é isso? se tu quiser transar c homem, c mulher ou vinte, trinta ao mesmo tempo, ninguém tem nada c isso.
bla bla bla bla
- ah peraí! o michael moore também é um embuste!
e logo tudo. e tudo era polêmica. pq tinha sempre um a fim de botar fogo na casa [eu incluída, é claro].
- ta, agora vcs vão ficar putos comigo, mas pensa se...
confusão! todos precisam opinar ao mesmo tempo e primeiro.
uma beleza! e o incendiário rindo, claro, pq tentam desmanchar a nada o teu míssil...

o jantar estava ótimo, os vinhos idem, e a peleia divertida.
e depois de defender e rechaçar pontos de vista, voltando pra casa penso. nessa altura da minha vida, me sinto 'cimentando' dúvidas, ao invés de certezas. e ao invés de procurar confirmar coisas, me sinto procurando e, pior, alardeando a contradição. a idade certamente contribuiu para ruir um sem número de conceitos dentro da minha cabeça. vários tijolinhos espalhados...

eu me sinto um ponto de interrogação.
mais ou menos isso...

sou eu mesma, charada sincopada
q ninguém da roda decifra
no serões da província
quanto fui, quanto não fui
tudo isso eu sou
quanto quis, quanto não quis
tudo isso me forma
quanto eu amei ou deixei de amar
é mesma saudade em mim
sou eu mesma, charada sincopada
q ninguém da roda decifra
no serões da província!

[sou mesmo trocado, fernando pessoa]

Tuesday, February 22, 2005

festival de cinema! - agora!

incia 24 de fevereiro, daqui a dois dias apenas, o 1º festival de verão do RS de cinema iternacional.
a programação vai de 25 de fev a 3 de março. dia 24 é a abertura com a exibição do longa vencedor de váaaarios kikitos em gramado ano passado e q ainda não estreou nos cinemas da província: 'vida de menina', da diretora helena solberg. será às 20h30m na praça da matriz [de grátis é claro, e com a presença da diretora...].

no mais tem uma programação bem legal, q vai desde emir kusturica, jean-luc godard. tem produções francesas, brasileiras, portuguesas, greco-turcas, italo-anglo-luso-turcas, luso-brasileiras, e, até, americanas... enfim... coisas bem legais.


notre musique - jean-luc godard
Posted by Hello

...alguns filmes - q eu pretenderia ver:
. a janela da frente (la finestra di fronte) - de ferzan ozpetek.
. a vida é um milagre (zivot je cudo) - de emir kusturica.
. cama de gato - de alexandre stockler.
. irmãos (son frère) - de patrice chéreau.
. kinsey - vamos falar de sexo (kinsey) - de bill condon.
. língua - vida em português - de victor lopes.
. nossa música (notre musique) - de jean-luc godard.
. questão de imagem (comme une image) - de agnes jaoui.
. tempero da vida (politiki kouzina) - de tasso boulmetis.
. um filme falado - de manoel de oliveira.
[será q eu dou conta???????????]

...as salas q estarão participando:
. guion
. cine santander
. cinesystem total porto alegre
. guion center
. sala eduardo hirtz
. sala paulo amorim
. sala p. f. gastal
. unibanco arteplex

...os ingressos:
. compra-se nas próprias salas q estarão praticando os seus preços habituais.

Tuesday, February 15, 2005

complement + cv do severino

valeu os coments...
só pra lembrar, o q eu não escrevi q tava c preguiça, q o full foi filmado pelo kubrick ao mesmo tempo q o platoon pelo oliver stone. e foram os primeiros a enfiar o dedo nesse ferida. acontece q, c o senso de perfeição do kubrick, o platoon ficou pronto antes, 'furando' o full.
aí, qdo esse foi lançado, a 'sensação' já tinha acontecido, por conta do platoon.
em termos de guerra e kubrick, entretanto, há 'glória feita de sangue', de 1957. aborda a participação da frança na primeira grande guerra. na época foi proibido na frança.

agora politics...
o severino cavalcanti foi eleito presidente da câmara dos deputados. um azarão q tava no páreo c dois candidatos do pt. dois, isso mesmo. [??]
um ingênuo, acho até q de boas intenções, o greenhalgh; outro ensaboado, vindo do 'baixo clero', virgílio guimarães. mas ganhou esse severino q ninguém sabe de onde veio. ah, sim, pernambuco. para auxiliar vcs a saberem quem é o podre, digo, nobre, deputado vou deixar o curriculum da fera, gentilmente 'retirado' do blog do meu amigo tas!. e preparem-se, é de escangalhar qqer cristão...

CV DO SEVERINO

1964: Prefeito de João Alfredo, sua cidade natal, pela UDN (União Democrática Nacional)

1966: entrou para a Arena (Aliança Renovadora Nacional), o partido de sustentação da ditadura militar.

1980: mudou para o PDS, partido que continuou sustentando a ditadura e foi contra as eleições diretas em 1985.

1987: mudou o PDC (Partido Democrata Cristão), partido que eu não conheco e nem sei que apito toca. Você sabe?

1990: mudou para o PL (Partido Liberal), partido que eu não conheco e nem sei que apito toca. Você sabe?

1992: mudou para o PPR, partido que eu não conheco e nem sei que apito toca. Você sabe?

1994: mudou para o PFL (aquele do ACM).

1995: mudou para o PPB (aquele do Paulo Maluf).

2003: o PPB mudou de nome para PP.

2005: Severino conquista a presidência da Câmara dos Deputados com a seguinte plataforma de campanha: elevar salários e melhorar as condições financeiras dos colegas deputados.

[q afinal eles ganham muito pouco...]

e pra quem me disse q os textos mais quentes estão em falta... com essas cretinices acontecendo debaixo do meu nariz, como vou eu ficar falando de sexo??? mas vou assistir 'os sonhadores', do bertoluci, amanhã. e certamente vai me render um post político-sexual...

Saturday, February 12, 2005

nós, os míopes

assisti ontem mais um filme sobre o vietnã... não contente com 'born on fourth july', 'goodmorning vietnan', 'platoon' e todos esses. [q hj não me pegam nem abaixo de pau.] mas só assisti pq é um filme do stanley kubrick: full metal jacket. o título em português é de morrrer, ou melhor de matar: 'nascido para matar'. [q era a inscrição no capacete do mathew modine, q tb usava um broche com o símbolo da paz no seu uniforme. olha aí em baixo o cartaz:]


full metal jacket
Posted by Hello

o filme é de 1987, mostra desde os treinamentos dos recrutas até aqueles idiotas armados até os dentes no meio do vietnã e sem ter idéia do q estão mesmo fazendo lá. uma loucura, mas insanidade mesmo. [sobre isso os depoimentos de 'fahrenheit 9/11' do michael moore tb são muito elucidativos.]
e nem ia falar disso aqui, mas a guerra do iraque, os rumores de invasão do irã e uma pesquisa com jovens americanos q eu vi hj me fizeram pensar q o povo americano deve ser muito estúpido mesmo.

112 mil jovens de 15 a 18 anos foram questionados sobre a 'primeira emenda' [é uma emenda q garante liberdade de expressão, credo e reunião entre outras...]. 75% não dão importância ou não têm opinião sobre essa emenda. 51% acham q a imprensa tem liberdade demais. 36% acham q o governo deve controlar a imprensa, examinando o material antes de ser veiculado. [q loucura hein?]. 33% acha q a liberdade garantida ao cidadão americano na constituição é excessiva.

to com cara de tacho. mas abstenho-me de comentários.
deixo as impressão do henry miller sobre seus conterrâneos: "entre os meus havia a doutrina da limpeza, para nada dizer da retidão. eram dolorosamente limpos. mas por dentro fediam. nunca abriram a porta q leva à alma."

Friday, February 04, 2005

nós, os bananas

Você sabia que duas empresas dominam todo o comércio de bananas no mundo? Que 30 empresas controlam um terço de todo o processamento de comida, cinco controlam 75% do comércio de grãos e seis controlam 75% do mercado de pesticidas do planeta? Que 84% do comércio de chá do mundo está nas mãos de apenas três empresas e só no México 40% do varejo de comida pertence à americana Wal-Mart? Isso sem falar na Monsanto, que sozinha controla mais de 90% do mercado internacional de sementes geneticamente modificadas.

Esta concentração de poder sobre a produção e o consumo globais de alimento é resultado direto das políticas de liberalização do comércio no setor impostas pelos países ricos, típicas do que é discutido e decidido quando eles se reúnem em Davos. O relatório expondo os perigos do domínio crescente de poucos conglomerados não só sobre o mercado mas sobre o destino de populações inteiras, com seu poder de liquidar pequenos produtores e determinar preços e regras de produção que lhes convêm, foi publicado pela ActionAid e é típico do que se discute seriamente no Fórum Social Mundial. E não se trata só de birra anti-bigbizines. O efeito maior da monopolização trazida pela liberalização, piada cruel, é que aumentam a fome e a miséria em países que não têm como enfrentar gigantes interessados apenas no lucro máximo e evitar a desvalorização do que produzem, como vem acontecendo, segundo o relatório, com o chá, o café, o leite, o trigo - e a banana.

Outra leitura recomendada para quem ainda acha melhor confiar em crises de consciência dos fatiotas em Davos do que ouvir esses esquisitos do Fórum Social é o que escreveu o Rubens Ricupero - que em nada se parece com o Hugo Chávez - no caderno de Economia da Folha neste domingo, sobre a história da nossa pauperização pelo capital predatório lá de cima. Uma assustadora história de vampiros e vítimas indefesas.

Os mundos de Davos e do Fórum Social podem conviver, sim. Mas será sempre eles como comerciantes de bananas e nós como bananas.

beleza isso não? só pra enfiar um pouco mais o dedo na ferida... mas com muito mais propriedade. lógico q não fui eu q escrevi. é do LUIS FERNANDO VERISSIMO, insuperável sempre pela perspicácia, meu colunista preferido junto com o hélio schwartsman, q escreve às quintas feiras na folha de são paulo e está em férias...

a propósito acabo de passar por um outdoor gigantesco escrito "qual é o meu lugar?" alguém aí tem a resposta???
será q o encontro entre abbas e sharon é o começo de um aperto de mãos duradouro entre palestinos e israelenses?
alguém tem uma manta palestina pra me dar???
alguém sabe falar de mais alguma coisa além de carnaval nesse país???

Wednesday, February 02, 2005

coluna social mundial

olha q beleza! recebi hj da raquel, foto do show de abertura do fórum. o dia em q manu chao cantou no fórum social mundial!!! finally!
pq faz desde a primeira edição q correm os boatos q ele vinha pra cantar e ele não vinha nunca... já era uma lenda do fórum.

e dessa vez ele veio! e mesmo o vento do guaíba me congelando a clavícula [taaava frio], eu vi ele subir no palco 3h40 am. com um tambor pendurado no ombro e um timbre q eu amo e cantando "gira mondo, oh, gira mondo por favor!"


"amigo" da rubia, rubia, eu, raquel, marcelo, patricia, "amigo" [sorry não lembro o nome] e fernando
Posted by Hello