Wednesday, July 13, 2005

operação narciso

a dona da loja daslu, aquela de sp... q só pra estacionar o carro por uma hora, o sujeito paga trinta reais - um troco né?!; pois ela foi presa. é o resultado de uma operação da polícia federal que iniciou há dez meses. o nome da operação: narciso. [eu queria saber quem batiza as operações. os nomes são invariavelmente interessantes...!]

ela foi presa por: sonegação fiscal, importação subfaturada, operação comercial com empresas laranjas...

agora a enquete! vc, meu caro, minha cara, apostaria em qual dessas penas?

a) doar todo seu patrimônio, o q inclui seu guarda roupa chiquerésimo, a sua empregada e ir trabalhar como voluntária no morro do vidigal. seu guarda roupa se resumirá em uma camiseta usada de propaganda política do maluf para prefeito de sp, uma camiseta c propaganda do collor pra presidente, uma calça de moleton e uma bermuda de lycra listrada rosa pink e preta.

b) mofar e apodrecer numa penintenciária cheia de gente pobre. nesse caso ela poderia levar suas peças de roupa chiquerésimas, pois facilitaria sua sobrevivência, no esquema do escambo pela sua integridade, física é claro, pq moral, zero.

c) não doar nada, nem grana nem roupas, apenas passar o resto da vida, como voluntária, servindo a sopa dos pobres, e olhando nos olhos de cada sujeito q precisa disso pra comer.

d) pagar uma fiança, sair traquilamente e continuar vendendo um enxarpe a mil reais, pois essa sua missão na terra. e afinal viva esse liberalismo econômico, quem não tem pão, que coma brioches, ora bolas!

e) nenhuma das anteriores. mas o q vc quer fazer c essa mulher afinal???

p.s. só pra esclarecer, eu não sou comunista, não acredito no comunismo. sinto muito, até gostaria, mas não 'ser possível'. agora se alguém compra uma calça jeans a mil e quinhentos reais, pq tem essa grana toda sobrando, e do outro lado da rua, o sujeito não tem dois pila pra comprar leite... alguma coisa está ERRADA. MUITO ERRADA...

9 comments:

Anonymous said...

Aí... ótima essa sua enquete. Eu escolho a alternativa B.

Anonymous said...

que coisa mais maniqueista ... qual o limite que se pode pagar por uma calça jeans enquanto há gente passando fome ??? as tuas calças de R$ 150,00 pode ? quantas pessoas tu salvaria da fome com R$ 150,00 ???

larissa bueno ambrosini said...

ei ei ei. eu não compro calça de 150, pra começar.
mas essa ostentação toda, q é amplamente amparada pela nossa mídia na grande parte ignorante e deslumbrada, é um deboche a miséria. quem não tem grana pra nem o mínimo, se sente agredido.

segundo, ponto, comércio de artigos de luxo não é proibido. o mínimo é que se pague imposto. não é suficiente o lucro q sai do negócio? não. pq a sede das pessoas não tem fim. e a gênese do erro não está aí, mas nesse crença q o valor de tudo é monetário.

alguma está muito errada sim. e se vc, anônimo, acha q o mundo está bem como está... tem liberdade para tanto.

eu, de minha parte, já perdi a fé na raça humana.

Anonymous said...

bah, "anônimo" dando letrinha é foda.

olha, se tiver tudo dentro dos conformes, pode vender chinelinha por 20 mil que não tem problema. sempre vai ter gente pra gastar.

mas se o crime for confirmado, aí tem é que meter numa xilindró xexelento, e deixar ela pegando piolho e tomando sova daish meninaish detentaish. ela vai *pedir* pra ir fazer trabalho voluntário na favela.

Anonymous said...

só que o que a dona larissa meteu o pau no final de sua coluna foi em uma calça de mil e quinhentos e não na sonegação ... ninguem defende isso seu tiagon ... agora ficar pousando de esquerdinha e consumindo o que o capitalismo tem de bom é muito sinismo ... vocês só não gastam mais porque não tem ... e se pudessem comprariam as calças de mil e quinhentos .. tudo bem ... pagando todos os impostos

Anonymous said...

Eu ia fazer um post sobre o assunto; fui atacado pela falta de tempo e não consegui... :/ Mas o que sinto é por aí também.

Sem entrar no mérito da 'questã', Anônimo, vamos pelo menos não escorregar nos números. Porque, a menos que se viva nessa outra realidade que vive quem tem a grana como o fim da vida, sim, é óbvio que R$150,00 são bem que suficiente para matar a fome de uma família bem numerosa por bons dias. Mas não acho o exemplo bom. Até porque o zero que separa 1500 de 150 não pode ser assim tão relaxadamente desconsiderado.

Eu não sei o que faria com a dondoca. Ela merece desaparecer. E não porque é capitalista. Não é o regime, mas - como tudo - os excessos dele. Depois do que ela disse sobre porque Porto Alegre precisava de uma Daslu, tudo que desejo para ela é uma anulação. Sabe? Assim... nulo... a pessoa não morre, mas perde dinheiro, direitos, identidade, relacionamentos.

Uma loja como a Daslu em Copenhagen, em Estocolmo, em Mônaco poderia ser vista de outras formas, mas na Marginal Pinheiros, em São Paulo, Brasil, é sim amplamente questionável. Acho de uma violência e desumanidade tão grande comparada à mesma intensidade de se ter uma arma apontada para a cabeça por um guri de 15 anos que quer roubar teu tênis.

Mesmo se tivesse dinheiro para tanto, jamais conseguiria pisar no tapete vermelho de uma loja dessas sem me sentir constrangido, porque não vivo numa bolha. Quem consegue fazer isso e defende, sinceramente, sei lá... é a escória.

E que Anônimo entenda que não está se discutindo um regime, mas um conceito. ter dinheiro e gastá-lo é legítimo, mas gastá-lo simplesmente pelo fato de que é 'gostoso' mostrar que o tem de sobra e que o está gastando em coisas fúteis, num país de miseráveis, é uma monstruosidade.

Apesar que ainda mais monstruoso do que existir a loja e a empresária, é uma população de políticos estarem presentes na inauguração, depois de terem sido eleitos com a promessa de acabar com a desigualdade social, fome, desemprego etc.

Das alternativas, sei lá... mas não escolheria a letra "a". Isso porque apesar de ser uma idéia supimpa, não daria dois meses para ela virar a mulher do traficante, se esse fosse o jeito de conseguir voltar a ostentar as coisas que o dinheiro compra, únicas que tem para ostentar, no caso.

Bj!

Anonymous said...

Geffin você é inteligente e articulado(a) mas se temos cérebro, temos que ser coerentes ... sonegação é uma coisa ... é crime e tem que ser punido em qualquer nível ... mas qual a diferença entre a Daslu, as lojas de carros importados dos jardins, o terceiro andar do iguatemi da faria lima ou passar uma noite no hotel fasano ... então ... vamos pendurar os burgueses em suas tripas até morrerem !!! ... a questão não é essa ... um país só se faz com pessoas educadas ... qualquer coisa fora disso não leva ao futuro ... já não estamos cansados das banderinhas vermelhas no parque da redenção e seu discurso hipócrita e falso ? ... o PT literalmente, como diz a saberdoria popular só dá moral de cuecas !!!

Luiz Afonso Alencastre Escosteguy said...

Como tem gente triste nesse mundo, credo!!! E que defende gente que faz isso que essa senhora fez... eu, hein!!!

Anonymous said...

Tá.. olha só, Batman. Eu não citei o PT, nem disse que pensar como eu disse é coisa do PT ou que o PT seria ou deveria ser ou ter um pouco do que eu disse. Não entendi onde o PT entra nisso.

Anyway... Sim, crime tem que ser punido. Mas nem me dei ao trabalho de falar sobre esse óbvio. Meu texto é claro e foi direto no que acho uma ferida social: a loja e de sua comunidade de consumo, cujo modelo de consumo ou de consumir é que me deixa com dor de barriga de desgosto, não qualquer outra coisa ou generalização.

Tampouco disse que a Daslu era diferente de tudo que citaste. E tudo pode ser incluído nessa minha (que nem é minha) 'idéia de violência social', mas a Daslu excede e muito esses outros casos. Como disse no início da minha outra mensagem, o absurdo, antes de qualquer outra coisa, é o exagero e a postura. Nunca vi o diretor da Iguatemi ESC SA dizer absurdos em entrevistas na TV, sendo ou não apenas uma jogada de mkt.

Eu também não disse para pendurar ninguém. Quer dizer, se ela não pagou impostos, seria uma boa pendurar o vestido Gucci num varal da penitenciária feminina. Que luxo, hein!

Dava agora para explicar como um melhor redirecionamento de toda fortuna que gira viciosamente nesse universo de futilidade exagerada - sem comunismo, ataque à livre iniciativa, podar privilégios dessas pessoas ou qualquer outra idéia que ou é bobagem ou é utopia -, podia melhorar a nossa vida, a vida dos que não tem nada e, especialmente, a dos próprios donos dessas fortunas, mas tô com fome e sono e sem saco.

:)