Thursday, April 19, 2007

premier jour 17 avril 2007

hoje foi meu primeiro dia em clermont-ferrand… depois da epopéia da chegada, o dia foi tranquilo. escrevo do meu quarto, onde tenho banheiro, cama, « parteleiras », uma mesa para estudo e uma cadeira.
da janela agora vejo lempdes (a cidade mais próxima) anoitecer. je suis fatiguée… il n'y a pas des « subtitles » pour personnes… foi cansativo o esforço para compreender qualquer palavra dirigida a mim durante o dia. e responder ainda… ganhei elogios (soy contenta !!!). mas gostaria de saber quanto tempo para passar essa sensação e o cansaço.

minha viagem de bruxelas à clermont foi um capítulo à parte; tal como minha chegada. belas paisagens, longas paradas no meio do nada e quase 100 páginas de mia couto depois, desembarco na confusa gare de lyon com mais de duas horas de atraso. perdida a conexão, no meio de trens atrasados, um atropelo de gentes, bagagens, policiais, dois objetivos : comprar o bilhete para o próximo trem à clermont e um cartão telefônico para ligar para annabel que me aguardava na gare de clermont… primeiro objetivo alcançado com sucesso e tranquilidade! o segundo… ficou pra história…

em lyon, um passa pra cá e pra lá de gente... os policiais levam um suspeito. nada, a não ser pela cara de árabe…

embarco no trem 20h. um par de páginas de mia couto e um sonhinho. desembarco 23h em clermont. ninguém me espera na gare. princípio de pânico. um saïd vem a título de ajudar-me, perguntando sobre meu destino (coisa que se faça com uma estrangeira perdida e sozinha....). apresso-me em decisões. sem ônibus ou trem no horário, taxi: 20 euros. saïd propõe ficar no hotel em frente onde está hospedado. merci beacoup…. « vou de táxi… ».

chego em enita, graças aos deuses da boa vagabundagem estudantil, os vizinhos tomam cerveja a jogam cartas. meu nome fixado em uma lista com o número do quarto reservado facilita. eles telefonam para alguém que prontamente traz minha chave. a meia noite estávamos instalados, moi e 30 kg de bagagem em meu novo temporário lar…

aparte n°1. antes da epopéia foram dias em número 10, em sensações de uma vida, descobrindo quatro novas cidades e dois novos países. de novas bebidas, pratos, cheiros, idiomas, o que guardo por mais valor é a companhia do meu cavaleiro, seu sorriso ao mostrar e explicar-me as « novidades » do velho mundo.

aparte n°2. mia couto é mágico.

1 comment:

Anonymous said...

teste. parece q ta ok, don ely!