Tuesday, April 24, 2007

il y a beaucoup à dire à propos d'ici... ( * )

mas me apetece falar sobre a leitura q inicio... com o afinco da solidão... conclui "um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", de mia couto, e inicio chico buarque do brasil. com certo pesar, é verdade. pq é o segundo e derradeiro (ambos presentes do meu chéri amour!!! merci, mon chevalier!) livro q trago comigo em português.

ontem à noite, comecei, mansamente, a ler os ensaios sobre chico. leio sem pressa. como a degustar os olhos de mar... (afinal chico é meu homem ideal. junto com vitor ramil. ambos depois do meu cavaleiro, evidentemente...).
pq eu não gosto do fischer (o proprio, luiz augusto), começo por ele. bela surpresa. belo ensaio. sobre iracema de chico, alinhavando josé de alencar, claro (o pai de todas as iracemas...!), adoniram barbosa, sousândrade, olavo bilac, caetano e, por fim, chico. a miscelânea parece assustadora. mas o texto é circular nas idéias. alguns trava-linguas pra meu gosto (literatice...!); enfim, a costura ficou muito muito interessante.

por essas casualidades, o ensaio seguinte era sobre admiração de clarice (a lispector) por chico. pérolas. delicioso. clarice era escritora autêntica de oficio. gosto ainda mais dessa mulher.

( * )continuo com problemas em acentuar agudamente "a", "i", "o" e "u". teclado francês...

1 comment:

Anonymous said...

You write very well.