Tuesday, March 28, 2006

de porque eu não consigo colocar nome nas minhas personagens

"Rímini pode ter todas as caras do mundo. E quando ganha um rosto específico, essa decisão de que seja um só rosto é inteiramente brutal e antiliterária."
alan pauls, falando sobre seu romance 'el pasado' q será adaptado para o cinema por hector babenco.

eu sou muito pior q isso, ao colocar um nome na personagem, ela já não pode ser sofia, nem maricotinha; nem thomas, nem jenebaldo. e, ganhar nome é,de alguma forma, ganhar cara, nome pesa na personalidade da criatura, simplesmente me abstenho, para q eles possam ser sofia, maricota, geni ou maria isabel. ou thomas, jenebaldo, lucas ou marco antonio. ao gosto do cliente, o q é uma posição bastante cômoda. pra mim, reconheço...

3 comments:

Anonymous said...

às vezes fico pasmo como certos escritores têm facilidade para escolher os nomes das suas personagens. Nas poucas tentativas que faço, procuro, também, ignorar o fato de eu mesmo não gostar e deixá-los livres. beijão (qualquer dia termino o tratato, heheh)

Anonymous said...

Lembre-se que tens que pegá-los pela mão. E, para repreendê-los, te facilitaria se tu os batizasse... To te falando, senão é aquele festival de homem pra lá, mulher, pra cá, rapaz e mocinha e senhorita e velho - claro, porque sempre tem um velho.
Bj,
Rodrigo

larissa bueno ambrosini said...

isso me faz pensar quiroga... e o decálogo do contista perfeito...

pfr..!