Tuesday, December 06, 2005

a volta dos mortos vivos...

claro q não é sobre o filme.
... ser-me-ia de uma complicação fantástica retomar o fio da meada desse blog de uma forma mais ou menos decentemente coerente... retomo, não tão retomando... por várias razões, q enumero a seguir:

1. um relatório do período em off seria, no mínimo 'cacete' [palavrinha q 'aderi' ao vocabulário vinda de tcheckov! resume muito tudo!]
2. passei a maior parte esmagadora absoluta lendo. e isso inclui muitas coisas, até algumas q valeriam o comentário, mas q seria 'cacete' ficar escrevendo...
3. o tempo q não passei lendo, fiz coisas divertidas, interessantes, as quais não convém publicar. reputação... a minha já é uma coisa mais estragada do mundo, sem ninguém nem saber o q eu faço...
4. eu estou olhando pra um texto de um alemão q escreveu sobre o sistema mercantil e sua significância histórica, escrito em 1897, e q eu PRECISO ler... nada vai acontecer se eu não ler. mas eu quero quero quero = preciso!

o q vale a pena falar. fui assistir ontem 'flores partidas', novo do jim jarmusch. muito bom. o vizinho etíope e sua família são especiais!



aí eu me dei conta, mais q em outros tempos, da tarefa de escrever um roteiro. claro q não é elementar. é outra linguagem, a suspensão da realidade acontece num nível diferente, muito diferente da literatura, do teatro...
mas, e o mérito do filme é esse: hay q tener un rigor de ferro pra não deixar a coisa descambar. várias e várias deixas, eu ouvindo o diálogo piegas pronto na boca do bill murray.
mais non! jim jarmusch segue o decálogo do contista perfeito, do meu predileto quiroga, segura seus personagens e os conduz com mão de ferro pela sua história.

1 comment:

Anonymous said...

ô, bom saber que tu tá viva! :-D

e Jarmusch comanda!