Friday, April 27, 2007

inbox - recomendo, enquanto escuto vinicius e toquinho, e tenho saudade do meu país


Queridos amigos
Neste domingo, dia 29 de abril de 2007, na TV Cultura de São Paulo [e suas filiadas por todo o país], às 23h., será a estréia de UM CORPO SUBTERRÂNEO.

Caso vocês fiquem em casa no domingo [e não seja tarde para assistir a um documentário], creio que seja um ótimo programa.

Grande abraço: Douglas

--
douglas machado

Tuesday, April 24, 2007

il y a beaucoup à dire à propos d'ici... ( * )

mas me apetece falar sobre a leitura q inicio... com o afinco da solidão... conclui "um rio chamado tempo, uma casa chamada terra", de mia couto, e inicio chico buarque do brasil. com certo pesar, é verdade. pq é o segundo e derradeiro (ambos presentes do meu chéri amour!!! merci, mon chevalier!) livro q trago comigo em português.

ontem à noite, comecei, mansamente, a ler os ensaios sobre chico. leio sem pressa. como a degustar os olhos de mar... (afinal chico é meu homem ideal. junto com vitor ramil. ambos depois do meu cavaleiro, evidentemente...).
pq eu não gosto do fischer (o proprio, luiz augusto), começo por ele. bela surpresa. belo ensaio. sobre iracema de chico, alinhavando josé de alencar, claro (o pai de todas as iracemas...!), adoniram barbosa, sousândrade, olavo bilac, caetano e, por fim, chico. a miscelânea parece assustadora. mas o texto é circular nas idéias. alguns trava-linguas pra meu gosto (literatice...!); enfim, a costura ficou muito muito interessante.

por essas casualidades, o ensaio seguinte era sobre admiração de clarice (a lispector) por chico. pérolas. delicioso. clarice era escritora autêntica de oficio. gosto ainda mais dessa mulher.

( * )continuo com problemas em acentuar agudamente "a", "i", "o" e "u". teclado francês...

Thursday, April 19, 2007

premier jour 17 avril 2007

hoje foi meu primeiro dia em clermont-ferrand… depois da epopéia da chegada, o dia foi tranquilo. escrevo do meu quarto, onde tenho banheiro, cama, « parteleiras », uma mesa para estudo e uma cadeira.
da janela agora vejo lempdes (a cidade mais próxima) anoitecer. je suis fatiguée… il n'y a pas des « subtitles » pour personnes… foi cansativo o esforço para compreender qualquer palavra dirigida a mim durante o dia. e responder ainda… ganhei elogios (soy contenta !!!). mas gostaria de saber quanto tempo para passar essa sensação e o cansaço.

minha viagem de bruxelas à clermont foi um capítulo à parte; tal como minha chegada. belas paisagens, longas paradas no meio do nada e quase 100 páginas de mia couto depois, desembarco na confusa gare de lyon com mais de duas horas de atraso. perdida a conexão, no meio de trens atrasados, um atropelo de gentes, bagagens, policiais, dois objetivos : comprar o bilhete para o próximo trem à clermont e um cartão telefônico para ligar para annabel que me aguardava na gare de clermont… primeiro objetivo alcançado com sucesso e tranquilidade! o segundo… ficou pra história…

em lyon, um passa pra cá e pra lá de gente... os policiais levam um suspeito. nada, a não ser pela cara de árabe…

embarco no trem 20h. um par de páginas de mia couto e um sonhinho. desembarco 23h em clermont. ninguém me espera na gare. princípio de pânico. um saïd vem a título de ajudar-me, perguntando sobre meu destino (coisa que se faça com uma estrangeira perdida e sozinha....). apresso-me em decisões. sem ônibus ou trem no horário, taxi: 20 euros. saïd propõe ficar no hotel em frente onde está hospedado. merci beacoup…. « vou de táxi… ».

chego em enita, graças aos deuses da boa vagabundagem estudantil, os vizinhos tomam cerveja a jogam cartas. meu nome fixado em uma lista com o número do quarto reservado facilita. eles telefonam para alguém que prontamente traz minha chave. a meia noite estávamos instalados, moi e 30 kg de bagagem em meu novo temporário lar…

aparte n°1. antes da epopéia foram dias em número 10, em sensações de uma vida, descobrindo quatro novas cidades e dois novos países. de novas bebidas, pratos, cheiros, idiomas, o que guardo por mais valor é a companhia do meu cavaleiro, seu sorriso ao mostrar e explicar-me as « novidades » do velho mundo.

aparte n°2. mia couto é mágico.

Monday, April 02, 2007

de partida

retomo escritos desde o lado de lá do atlântico em momento oportuno.
sem estardalhaços de existir, me ocupo agora de minhas irmãs, papá e mamá, minha vó, o pequeno antônio, minhas boas e pouco numerosas amizades, e meu querido cavaleiro eduardo charmant ernesto filippi...

à bientôt!